O saque extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser feito até esta quinta-feira (15). Segundo a Caixa Econômica Federal, o saque está disponível para 12 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de R$ 8 bilhões. A consulta para saber se você tem direito ao saque pode ser feita no aplicativo FGTS (disponível no Android e iOS) ou agências da Caixa.
Conforme a Caixa, o saque está disponível para os trabalhadores que não receberam os valores automaticamente pelo aplicativo Caixa Tem ou que tiveram os valores creditados no aplicativo, mas não realizaram movimentações no prazo de 90 dias. Neste caso, o dinheiro volta para a conta do FGTS depois do prazo.
Valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS não poderão ser sacados. É o caso de montantes usados como garantia de empréstimos na modalidade antecipação do saque-aniversário. O dinheiro fica disponível no aplicativo Caixa Tem. É possível usar o valor para pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos e fazer compras em estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, transferir para outras contas bancárias ou ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas lotéricas.