Categories

Dançarina de quadrilha junina ensaia para o São João com bebê no colo: ‘quem ama quadrilha sabe a emoção’

Advertisement

“Quem ama quadrilha sabe a emoção”. É assim que uma quadrilheira de Campina Grande, Agreste da Paraíba, explica por que decidiu continuar dançando, mesmo com sua bebê no colo, durante os preparativos para os festejos juninos. Faltam pouco mais de 10 dias para o início do São João 2022 de Campina Grande.

Nayanna Brito, 29 anos, é historiadora e professora. Há 4 meses ela deu à luz Maria Olívia, sua primeira filha, e desde então divide suas atividades entre profissional, mãe e quadrilheira – paixão antiga, que, finalmente, depois de dois anos, vai poder reacender no São João deste ano.

Nayanna conta que dança em quadrilhas juninas desde a infância. Nas escolas onde estudou e nos bairros onde morou, sempre havia uma oportunidade para se aventurar nas quadrilhas, que são tradição em Campina Grande principalmente no período das festas juninas.

Com o passar dos anos, Nayanna também chegou a participar de grupos de dança popular, como o Acauã da Serra. Mas, foi apenas em 2017 que ela passou a integrar oficialmente a junina Moleka 100 Vergonha, uma das quadrilhas mais premiadas do país.

“Fui pra Moleka e estou lá até hoje. Nunca saí nem pretendo”, relata.

Advertisement

Com o início da pandemia, em 2020, assim como vários outros quadrilheiros, Nayanna precisou deixar as expectativas para o São João de lado. Os festejos foram cancelados por dois anos, e somente agora, em 2022, vão voltar a acontecer.

Um retorno que, apesar de ser a realização de um sonho, para a professora ainda era algo distante. Isso porque, em 2021, ela engravidou e passou a fazer parte do grupo de risco para Covid-19.

“Quando engravidei, achei que a gente ia passar mais tempo em casa. Depois que Olívia nasceu, começaram as flexibilizações e eu não imaginava que fosse voltar a ensaiar, que fosse ter São João e principalmente que fosse poder ir com ela”, disse.

Agora, Olívia está com 4 meses de vida, e Nayanna se prepara para o primeiro São João depois do início da pandemia, e depois do nascimento de sua primeira filha.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =