Uma operação policial foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), em João Pessoa, com o objetivo de cumprir 60 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Entorpecentes da Capital. O alvo é um grupo criminoso suspeito de burlar os objetivos do “Programa João Pessoa Cidade Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e que oferecia aos moradores de áreas de risco a realocação para moradias oferecidas pela prefeitura ou indenização de R$ 115 mil.
Os suspeitos, então, estariam expulsando os moradores dessas áreas para receber o apoio financeiro do município no lugar de quem de fato tinha direito a ele.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de João Pessoa explicou que vem trabalhando em parceria com as forças de segurança para evitar a reocupação de áreas de risco por parte de grupos criminosos e que vem acompanhando as famílias assistidas pelo Programa João Pessoa Cidade Sustentável, para assim assegurar a segurança social dessas pessoas.
A ação foi batizada de Operação Incoerência e realizada em conjunto com representantes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e da Polícia Militar da Paraíba. Mais de 250 agentes das forças de segurança, divididos em 49 equipes, participaram dos trabalhos. Foram revistados 41 endereços e 54 suspeitos eram alvo dos mandados.