O governo federal anunciou que a volta do Minha Casa, Minha Vida, que deve começar ainda no primeiro semestre de 2023. Atualmente, a equipe que trabalha no projeto está finalizando o novo formato para apresentação na conferência.
O novo modelo de projeto habitacional será apresentado ao parlamento nacional como MP (Medida Provisória). Assim, o governo já deixou claro que outro programa criado por Bolsonaro, Casa Verde e Amarela, vai ser extinto.
Ao contrário do antigo modelo do Minha Casa, Minha Vida, o novo programa habitacional atenderá ao pedido de Lula, que é a inclusão de varanda em todas as casas.
Além do projeto outra mudança importante, conforme prometido, é que o governo voltará a priorizar a entrega às famílias de baixa renda que estão no “Nível 1”.
O programa Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do Governo Federal do Brasil criado em 2009. Ele tem como objetivo proporcionar acesso à habitação digna e a preços acessíveis para famílias de baixa renda.
O programa oferece diversos tipos de subsídios e incentivos financeiros, como financiamento com juros baixos e carência, para a construção, reforma e compra de imóveis. Além disso, o programa também inclui ações de urbanização e requalificação de áreas habitacionais, bem como a construção de moradias populares. Ele é considerado como um dos principais programas habitacionais do país.