O Ministério Público do Trabalho na Paraíba decidiu instaurar, nesta segunda-feira, 10/04, inquérito para apuração de irregularidades na gestão do patrimônio sindical, em procedimento que envolve a FIEP, o SENAI, o SESI e o IEL.
A Dra. Marcela de Almeida Maia Asfora, que atua na Procuradoria do Trabalho em Campina Grande, afirmou que “os fatos narrados e objeto da investigação ministerial denotam lesões a direitos e interesses que transcendem a esfera jurídica meramente individual e, em tese, constituem violação a dispositivos vigentes na CLT e na Constituição Federal”. Por isso, determinou o aprofundamento das investigações.
Em dezembro, um grupo de sindicatos havia noticiado ao MPT fatos graves que identificaram na gestão da FIEP e do Sistema Indústria da Paraíba.
O documento foi assinado por sindicatos de indústrias relevantes no Estado, como Sindaçúcar, Sindálcool, Sindicalçados, Sindiplast, Sindvidros e os Sindicatos da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon/JP) e do Estado da Paraíba (Sinduscon/PB).
O inquérito civil do MPT correrá em paralelo com as denúncias criminais que, no mês de março, foram apresentadas pelo Ministério Público estadual.
Com Bomba Paraíba