Semana Santa 2023: saiba o que abre e o que fecha em Campina Grande

Advertisement

A Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai no dia 7 de abril, é feriado declarado em lei federal. A data é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo para a Igreja Católica. Com o feriado, muitos estabelecimentos fecham ou alteram o horário de funcionamento.

Alguns estabelecimentos já passam a não funcionar na Quinta-Feira Santa (6), mas o feriado é apenas na sexta-feira.

O que abre e o que fecha em Campina Grande na Semana Santa:

Repartições públicas

A Prefeitura de Campina Grande (PMCG) decretou ponto facultativo na quinta-feira (6), véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, quando as repartições públicas do município estarão fechadas (a exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, que não podem ser paralisados ou interrompidos).

A determinação vale para os órgãos e secretarias da administração municipal.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que as agências bancárias abrem em horário normal até a quinta (6) e estarão fechadas na sexta-feira (7). Os bancos retomam o funcionamento na segunda-feira (10), em horário normal.

Correios

Na sexta-feira (7), não haverá atendimento nas agências dos Correios. No dia 8 de abril, sábado, haverá funcionamento nas agências que funcionam aos sábados. Em 10 de abril, as agências voltam a funcionar normalmente.

Transporte público

A Superintendência de Trânsitos e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que na Sexta-Feira da Paixão (7) e no Domingo de Páscoa (9) a frota de ônibus será reduzida.

Vacinação contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campina Grande informou que a vacinação contra a Covid-19 acontece até a quarta-feira (5), depois terá uma pausa entre os dias 6 e 9 de abril e a imunização será retomada na segunda-feira (10).

Comércio

De acordo com o Sindicato dos Lojistas de Campina Grande (Sindilojas), as lojas do comércio da cidade poderão funcionar no feriado da Sexta-Feira da Paixão de Cristo (7), seguindo os critérios de funcionamento em feriados, ou seja, pagando aos funcionários. Nos demais dias, o comércio da cidade estará aberto, e no domingo, o comércio estará fechado.

Justiça Federal

Durante a Semana Santa, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) funcionará em regime de plantão, atendendo ininterruptamente 24 horas por dia, entre a quarta-feira (5) e o domingo de Páscoa (9). Os prazos processuais com vencimento neste período serão prorrogados automaticamente para o primeiro dia útil após o feriado, no caso, na segunda-feira (10).

Advertisement

Neste intervalo, serão priorizados apenas casos urgentes, como habeas corpus, mandados de segurança, comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória, entre outros que visem impedir a perda de direitos ou que demandem análise imediata.

Feira Central

A Feira Central de Campina Grande terá funcionamento normal até a quinta-feira (6). Na sexta (7), a feira funciona de 4h às 12h. No sábado (8), a feira terá funcionamento das 4h às 18h.

Parque da Criança

O Parque da Criança terá funcionamento normal durante a Semana Santa, com o espaço de lazer aberto das 5h às 18h.

Shoppings

  • Partage: na sexta-feira (7), o shopping funciona das 8h às 22h (lojas e praça de alimentação a partir das 10h) e no domingo de Páscoa (9), o shopping funciona das 8h às 21h (lojas e praça de alimentação a partir das 12h). Nos demais, dias, horário de funcionamento normal.
  • Cirne Center: o shopping não terá atividades na sexta-feira (7) e retoma o funcionamento no sábado (8), de 9h às 14h.
  • Luiza Motta: o shopping vai funcionar em horário especial na sexta-feira da Paixão (7), das 11h às 18h; no sábado o funcionamento será das 9h às 20h; e no domingo de Páscoa o shopping funciona das 11h às 18h.
  • Edson Diniz: o centro comercial não divulgou o funcionamento durante o feriado.

Programação religiosa

A Diocese de Campina Grande divulgou a programação das celebrações religiosas da Semana Santa. As atividades acontecem na Catedral Diocesana Nossa Senhora Da Conceição, no Centro da cidade.

As missas serão ministradas pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Além das missas, no Domingo de Ramos haverá a coleta Nacional da Solidariedade, e na Sexta-feira Santa a coleta para Lugares Santos.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 10 =