O natal um adolescente que mora na cidade de Cabedelo, na Paraíba, foi pra lá de especial. Marcos Martins dos Santos, ou simplesmente Marquinhos, teve a oportunidade de ficar frente a frente com o seu maior ídolo, o maestro João Carlos Martins. Marquinhos perdeu a visão quando tinha apenas 6 anos de idade, por conta do glaucoma. Nem isso impediu que o pequeno gigante desenvolvesse habilidades incríveis, a de ser multi-instrumentista autodidata e também atleta paralímpico.
Marquinhos descobriu ainda na infância que tinha glaucoma. De acordo com o oftalmologista Alex Sá, ouvido pelo Portal T5, essa é uma doença nos olhos causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico. Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem mais de 1 milhão de casos registrados no Brasil. Além disso, atinge cerca de 2% da população acima dos 40 anos e é responsável pela maioria dos casos de cegueira no país.
O diagnóstico tardio não possibilitou que Marquinho revertesse o quadro, mas ele encontrou outras maneiras. Ele se interessou por música clássica e l ogo se tornou fã do maestro João Carlos Martins. Com o tempo, o pequeno já tocava instrumentos e admirava os grandes compositores.
Paralelamente, Marquinhos treinava para competições de atletismo e, em novembro desse ano, representou a Paraíba nos jogos escolares no Sudeste do país. O jornalístico dominical Fantástico aproveitou a oportunidade para fazer uma surpresa ao talentoso paraibano. Deixá-lo frente a frente com seu ídolo.
O encontro foi um presente de natal antecipado para o jovem, que abriu um largo sorriso ao saber que teria a oportunidade de ouví-lo tocar bem de perto. Marquinhos recebeu o convite para tocar em um concerto juntamente com o maestro.
Histórias como a do Marquinhos nos inspira a seguir em frente em busca dos nossos sonhos nao importa a circunstância. Ela também nos alerta acerca da importância de observar os sinais que o corpo apresenta e sempre buscar orientação médica acerca do que possa surgir de diferente.