Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Renan Maracajá (Republicanos), foi apresentado na Câmara Municipal de Campina Grande, instituindo o serviço de Fisioterapia Domiciliar na cidade. O projeto é intitulado “Joca”, e pretende levar serviços de fisioterapia ao domicílio de pessoas com alguma dificuldade de locomoção, que estejam cadastrados na Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos bairros e distritos.
Segundo o vereador, o paciente que fizer um cadastro na unidade de saúde da Família (USF) do seu bairro, solicitando a fisioterapia domiciliar, vai passar por um processo de triagem dos fisioterapeutas da secretaria municipal de saúde, e os assistentes sociais da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Nessa triagem, serão atestados as dificuldades de locomoção do paciente.
“Caberá ao gestor do SUS de cada esfera de governo definir a forma de inserção e de participação dos profissionais especificados na estratégia de saúde da família, de acordo com as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade”, pontua o vereador em seu PL.
Na sua justificativa, o parlamentar ressalta a dificuldade que muitos cidadãos campinenses encontram de ter acesso a um tratamento com o fisioterapeuta no SUS, especialmente os que têm dificuldades de locomoção. “Que na maioria das vezes, não podem ir até o posto do seu bairro, e quando conseguem, esperam por meses, e até anos, pra iniciar as sessões de fisioterapia”, acrescentou.
“O tratamento fisioterapêutico adequado pode reduzir significativamente a necessidade de medicações, uma vez que aborda diretamente as causas das dores e limitações funcionais dos pacientes”, completa o vereador Renan Maracajá.