Governador ampliou recursos para o programa e assinou termos de compromisso com 32 cooperativas da Paraíba
Em comemoração ao dia mundial da alimentação, nesta quarta-feira (16), o governador João Azevêdo e a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, lançaram o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), com recursos totalmente estaduais, no valor de mais de R$ 5 milhões de reais. Devido à ampliação do programa, também foram assinados termos de compromisso com 32 cooperativas da Paraíba, durante o evento realizado no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Em junho deste ano, o governador dobrou os recursos do PAA na Paraíba, tendo em vista que o programa é realizado em parceria com o Governo Federal que já havia destinado mais de R$ 5,4 milhões para o estado. A iniciativa tem por objetivo fomentar a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social. Com os recursos estaduais, esse valor foi duplicado, ampliando o espectro de atuação do PAA na Paraíba e beneficiando ainda mais paraibanos.
Para Pollyanna, a parceria com as cooperativas representa não apenas um avanço na segurança alimentar, mas também um passo significativo no empoderamento e na autonomia dos agricultores, especialmente as mulheres, garantindo que tenham acesso a mercados públicos e privados, além de reafirmar o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
“É com muito prazer que nós estamos aqui para firmar esse compromisso com 32 cooperativas que estão prontas para disponibilizar seus produtos para o mercado público, como também para a iniciativa privada. Quero agradecer ao governador João Azevêdo por fornecer recursos orçamentários na envergadura do tamanho desse desafio que é produzir e comprar alimento para ofertar à mesa dos paraibanos em situação de vulnerabilidade social”, contou. “Na cidade, esse programa mata a fome e traz direitos ao povo da Paraíba. No campo, ele fomenta a agricultura familiar e produz uma microeconomia interna, fazendo com que haja a quebra do ciclo de pobreza, porque estimula a produção, a renda e a fixação do homem no campo. Isso é o PIB que multiplica no estado da Paraíba e que transforma a vida das pessoas”, completou a secretária, enaltecendo a importância do PAA na vida dos paraibanos.
“A Paraíba vive o seu melhor momento, em um ambiente favorável ao crescimento e aos negócios. E isso mostra que empoderar as pessoas é dar o poder a elas. O poder de compra, renda, habitação e novos mercados. E nesse momento, o governador quebra as amarras da pobreza e diz que pra governar tem que cuidar do povo e pra cuidar do povo tem que dar acesso a todos os seus direitos”, afirmou Pollyanna.
O governador destacou a importância dos produtores rurais para a economia, como também para o desenvolvimento social do estado. “Enquanto estiver no nosso limite e na nossa capacidade de fazer investimento, nós vamos fazer investimento. E agora, o homem do campo está tendo a oportunidade de também consumir e participar do mercado de trabalho, fazendo com que melhore a sua condição de vida, porque está tendo distribuição de renda. Isso é a missão de quem faz gestão. É a gente entender que com que as ações que o governo faz, ele pode chegar em todos os lugares. É como uma ação dessa. Por isso, vocês (agricultores e cooperativas) são fundamentais para que esse estado continue se desenvolvendo e essa relação vai ser sempre de respeito. Quando o campo não planta, a cidade não janta!”, disse João Azevêdo durante seu discurso.
Ao todo, os recursos estaduais do PAA deverão permitir a compra de mais de mil toneladas de alimentos, que deverão beneficiar mais de 50 mil paraibanos.