Um acordo assinado pela Prefeitura de Campina Grande e a empresa de transporte por aplicativo Uber Brasil irá permitir que mulheres em situação de violência, residentes na cidade, usem o serviço de transporte de forma gratuita para serem conduzidas à delegacia. Campina Grande é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do Brasil a ter esse convênio.
O acordo foi assinado na tarde dessa quarta-feira (17), em Brasília, pelo prefeito Bruna Cunha Lima, pela coordenadora da Mulher, Talita Lucena, e a representante da Uber nacional, Analu Medeiros. O convênio tem validade de um ano, prorrogável por mais um.
O benefício será disponibilizado para todas as mulheres de Campina Grande que que sofram algum tipo de violência e não tiverem condições de deslocamento até uma delegacia especializada de atendimento à mulher. “A partir do momento que a mulher esteja numa situação de violência, basta apenas chamar a Uber, que a empresa gera um código e a vítima será levada para delegacia. Ao chegar ao local, uma equipe da Coordenadoria da Mulher vai estar a postos para prestar assistência jurídica, social e psicológica”
Todos os veículos cadastrados ao serviço Uber serão disponibilizados para as mulheres. A corrida é totalmente gratuita. Ao pedir o carro, um código será gerado pela empresa e o motorista levará a vítima para a delegacia.