Bolsonaro e aliados prestam depoimento hoje (22) à PF; paraibano está na lista

Advertisement

O paraibano Tércio Arnaud, ex-assessor da Presidência da República entre 2019 e 2022, vai prestar depoimento nesta quinta-feira (22) junto à Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a suspeita de tentativa de golpe de estado. O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros investigados, como ex-ministros de Estado, também vão ser ouvidos por agentes da Polícia Federal em Brasília. Os depoimentos estão marcados para ocorrer a partir de 14h30.

Por estratégia da PF, todos investigados devem depor ao mesmo tempo. Assim, a polícia quer evitar que haja combinação de versões. Haverá depoimentos também em outras cidades. Os depoimentos fazem parte da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF há duas semanas. 

De acordo com as investigações, Bolsonaro e aliados se organizaram para tentar um golpe de Estado e mantê-lo no poder, impedindo a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Parte da investigação envolve a realização de uma reunião ministerial em 15 de julho de 2022. Nela, Bolsonaro diz a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir. Os advogados do presidente afirmam, no entanto, que o ex-presidente nunca pensou em golpe.

Advertisement

Na operação, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluíram a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezessete =