Foi divulgado o laudo pericial que investigou a estrutura da fachada do Partage Shopping, em Campina Grande, que, em 26 de novembro, uma lâmina de vidro se desprendeu da estrutura metálica, caiu e matou uma idosa. Dentre as considerações, o laudo aponta que pequena parte do material estava se desprendendo da estrutura, com o aspecto ressecado.
De acordo com o documento, foi observado que a tonalidade de uma placa divergia das demais, o que indica que ela possivelmente substituiu outra placa. O laudo também diz que a placa de vidro desprendida da estrutura metálica levou consigo todo o material de fixação, não sendo possível a visualização da equipe pericial nem o contato com o material até então desconhecido.
A investigação ainda mostrou que as placas foram fixadas na estrutura metálica através de material de função colante, sendo esta a única fixação observada na estrutura, sem a presença de outros métodos construtivos.
O laudo, assinado pelo engenheiro Graco José Farias Barbosa de Almeida, explica que, durante a visita, a equipe de perícia não teve contato com nenhum responsável do shopping, nem foram visualizados documentos que tratam da colocação, garantia ou periodicidade de manutenção da fachada de vidro.
Ainda de acordo com orientação do laudo, as entradas do shopping que dão acesso ao público, localizadas nas avenidas Brasília e Otacílio Nepomuceno, estão temporariamente interditadas, até que sejam providenciados laudos de capacidade técnica e estrutural, além de soluções temporárias e permanentes para o caso.
O laudo ainda orienta que a Polícia Civil deve prestar esclarecimentos sobre o ocorrido após resultado da perícia.
Com G1 PB