Em suma, a ocorrência chegou ao conhecimento da Polícia Civil no dia 12/10, na, sede do plantão regional da 8a Seccional (Central de Polícia de Guarabira), a partir de informações trazidas pelo Conselho Tutelar do município de Belem, com o relato da vítima de que o ultimo abuso teria ocorrido há pelo menos 02 dias antes da denúncia chegar ao conhecimento do Conselho Tutelar .
O suspeito é irmão da vítima de 13 anos, ambos residiam na mesma casa, na companhia do avô (a mae da menor ha anos residem no Estado de São Paulo).
A prisão preventiva foi solicitada pela Polícia Civil no mesmo dia em que tomou conhecimento do fato e fez o atendimento. Na mesma ocasião a vítima foi encaminhada para o atendimento médico especializado.
Tão logo recebeu o mandado de prisão, a polícia civil manteve contato com a polícia militar, a qual efetuou a prisão do suspeito no dia 13 (sexta-feira).
Na audiência de Custódia foi confirmada a prisão preventiva do suspeito, o qual foi recolhido no Presidio da cidade de Belém.