A Paraíba, ocupa uma posição intermediária no ranking nacional de furtos de energia, está em 7º lugar entre os estados que menos registram a presença de ‘gatos’. Apesar disso, ainda enfrenta problemas.
Até maio de 2024, a Energisa Paraíba recuperou 16 GWh de energia, o que equivale ao consumo anual de 10 mil residências, um aumento significativo em comparação aos 12 GWh recuperados no mesmo período de 2023.
Em 2023, o Brasil registrou um aumento recorde nos casos de furto de energia elétrica, também conhecido como “gato”, com um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram desviados 40,8 TWh (terawatts-hora), elevando o volume acumulado nos últimos 15 anos para mais de 500 TWh. Essa quantidade é superior à produção total da hidrelétrica de Belo Monte, a segunda maior do Brasil.
Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, destaca que os furtos de energia afetam a qualidade do fornecimento, a arrecadação de impostos e oneram os consumidores regulares, pois os custos são divididos entre todos. A empresa tem intensificado o combate a fraudes com o uso de sistemas de inteligência e inspeções em campo, resultando em mais de 53 mil vistorias.
O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e já foram efetuadas 40 prisões em 2024. Quando uma fraude é identificada, são tomadas medidas legais e de segurança, incluindo a interrupção do fornecimento e a cobrança retroativa dos valores devidos. As denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da Energisa.
Canais de Atendimento:
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: energisa.com.br
Aplicativo: Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)
Call Center: 0800 083 0196