Estátua decapitada de Iemanjá é restaurada por simpatizante, mas prefeitura mantém projeto de substituição da imagem

Advertisement

A estátua de Iemanjá, que estava decapitada há oito anos e fica localizada na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foi revitalizada por um simpatizante da orixá, de acordo com o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz. A prefeitura de João Pessoa informou ao g1, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), que mesmo após a revitalização, o órgão mantém o projeto de reforma da praça onde a estátua fica localizada e substituição da imagem que foi vandalizada.

De acordo com a Seplan, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) autorizou a construção da nova praça no local e, nos próximos dias, o processo de licitação deve ser aberto para revitalizar a praça.

O orçamento para a obra é de R$ 662,7 mil, e a Prefeitura quer revitalizar o local em que a praça está, além de conceder uma nova estátua, substituindo a anterior. O órgão não forneceu um prazo para o término do processo licitatório.

O secretário Thiago Diniz informou também que, mesmo com a revitalização da estátua tendo acontecido por meio de um simpatizante da orixá, que é cultuada em religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, a intenção é a substituição da imagem por uma feita por outro material. Ainda não se sabe o que vai ser feito com a nova estátua restaurada pelo simpatizante.

Advertisement

“A revitalização não altera a questão do novo processo de licitação para uma nova estátua em alumínio, que está em processo, por parte da Prefeitura de João Pessoa”, ressaltou o secretário.

Thiago Diniz explicou que a restauração da estátua aconteceu após um homem ter contratado dois indivíduos da cidade de Picuí, também na Paraíba, para que fizessem uma nova cabeça para a estátua que foi decapitada em março de 2016. O homem estaria pagando uma promessa. As informações do secretário dão conta de que a colocação da nova cabeça e a nova pintura foram feitas na última sexta-feira (23).

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =