O volume do setor de serviços na Paraíba apresenta a segunda maior alta do país, em outubro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços que foram divulgados, neste quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Paraíba registrou crescimento de 5,1% em relação ao mês anterior, enquanto o Acre liderou alta com 6,6%. O índice estadual foi na contramão da média nacional, que teve uma queda de 0,6% no mês de outubro e outros 12 estados registaram recuo.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a taxa da Paraíba, no setor de serviços, permanece com alta acima de dois dígitos, de 10,6%. Esse é o maior índice dos nove estados do Nordeste e o 4º maior do país, ficando atrás de Mato Grosso (16,9%), Paraná (11,7%) e Tocantins (11,4%). Já o país cresceu 3,1% no ano até outubro.
Em comparação a outubro do ano passado, os serviços profissionais, administrativos e complementares e os prestados às famílias exerceram contribuições positivas sobre o volume total de serviços, impulsionados pelo aumento de receita das empresas que atuam com locação de automóveis; serviços de engenharia; agências de viagens; com serviços de bufê e hotéis.