Eclipse solar: saiba o melhor horário e a proteção necessária para ver o fenômeno

Advertisement

O eclipse solar que ocorre neste sábado (14) poderá ser contemplado com visão privilegiada na Paraíba e em várias cidades da região Nordeste.

O evento raro desperta a curiosidade das pessoas, mas é preciso se atentar aos detalhes para visualizar o fenômeno sem prejudicar a visão.

De acordo com a oftalmologista Michelle Maracajá, o eclipse deve ser visto apenas com o uso da lente de soldador de número 14. A lente protege a visão de queimaduras e pode ser encontrada em lojas de material de construção.

A médica alertou ainda para o tempo de visualização do eclipse, que deve ser moderado. O ideal é que se olhe para o sol com o uso das lentes por até 30 segundos e depois descanse a visão por cerca de seis minutos para poder olhar novamente.

A exposição contínua à luz solar provoca feridas na retina e, dependendo do caso, elas podem infeccionar e levar à cegueira.

O geofísico Sérgio Sacani destacou que o evento raro deve acontecer novamente com visão privilegiada no Nordeste dentro de cerca de mil anos.

Ele frisou que o o eclipse tem início às 15h26, mas o melhor momento para observar o eclipse é das 16h46 às 16h48, hora em que o sol ficará parcialmente coberto e com um aparente “anel de fogo”.

Além de são ser recomendado olhar diretamente para o eclipse sem proteção na visão, não é recomendado usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 6 =