Menina de 3 anos homenageia agentes de limpeza em decoração de aniversário e convida trabalhadores para a festa

Advertisement

Uma menina de 3 anos homenageou agentes de limpeza de João Pessoa em sua festa de aniversário e convidou os trabalhadores para participar da comemoração. Segundo a família, a própria Lavinya escolheu o tema da decoração e fez questão de recepcionar os agentes que faziam o trabalho de recolhimento do lixo na frente da casa da família, no dia da festa.

“Ela olhou para mim e para o pai dela e disse ‘eu quero meu bolo e quero minha festa do gari, convide meus amigos’”, disse a mãe da criança, Claudilene Alves.

A decoração do aniversário teve direito a saco de lixo, pneu e um cesto de lixo recheado de balões. O topo do bolo foi enfeitado com personalizados de agente de limpeza, caminhão de lixo e coletores de lixo reciclável.

Segundo Claudilene, a festa teve que ser realizada um pouco mais tarde do que seria habitualmente uma festa de criança, tendo que ser marcada para às 22h, horário em que o serviço de recolhimento de lixo iria passar em frente à casa da menina.

“Eu tive que marcar para às 22h, tive que bater dois parabéns para ela, porque bati o primeiro e ela não se animou, porque ‘os amigos dela’ não estavam, e também não quis bater foto com ninguém. Na segunda vez, que ela viu eles, se animou, foi uma festa, chamou eles para comer bolo. Eu fiquei olhando e me perguntando, como uma criança tão pequena já pode valorizar uma profissão?”, disse a mãe.

A mãe da garota também contou em entrevista para a TV Cabo Branco que o trabalho de agente de limpeza, apesar de Lavinya ainda não entender isso, vem passando de geração em geração na própria família. A profissão é motivo de orgulho para Claudilene, que recentemente, há 6 meses, ingressou também neste trabalho.

Advertisement

“Meu pai, minha mãe, minha avó, tem uma tia que também já está aposentada, dois tios que já faleceram, todos eram da área, da Emlur [Empresa Municipal de Limpeza Urbana], e ainda tem minha irmã que trabalha na Lagoa. Agora eu sou a mais nova, estou com 6 meses que estou na empresa”, conta.

Outra integrante da família que também trabalhou como agente de limpeza em João Pessoa é a avó de Lavinya, que credita ao trabalho árduo tudo que ela já conquistou até os dias de hoje. “É sol, é chuva, mas é um prazer também, de você estar lá no lugar e saber que você tem um trabalho”, disse.

A mãe da garota Lavinya contou que, quando jovem, sofria bullying dos colegas de escola por sua mãe trabalhar como agente de limpeza. Porém, ela acredita que o preconceito está diminuindo na cabeça das pessoas.

“O pessoal botava muito apelido, ‘boi do lixo’, ‘filha de um varredor’, e hoje em dia não somos ‘varredores’, somos agentes de limpeza, mudou, valorizou. E fiquei muito feliz da minha filha não ter somente homenageado a mim e toda a minha família”, explicou.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 2 =