No decorrer de fiscalizações realizadas no último final de semana, entre os dias 05 e 06 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba apreendeu 9 kg de haxixe e prendeu três pessoas em ocorrências distintas, que aconteceram respectivamente em Mamanguape e João Pessoa. Dois indivíduos foram detidos por tráfico e drogas e o terceiro por desobediência, dirigir sem habilitação, gerando perigo e em alta velocidade.
A primeira ação se deu no último sábado (05), no município de Mamanguape, na BR 101, km 31, por volta das 00h15, quando equipe policial visualizou um Chevrolet Onix com velocidade incompatível com os demais veículos, o que motivou a fiscalização. Foi dada ordem de parada e iniciado os procedimentos de fiscalização. No automóvel estavam dois homens, 42 e 28 anos, ambos demonstraram nervosismo durante a abordagem, e quando questionados sobre o trajeto da viagem entraram em contradição, um afirmou que tinha começado em Recife/PE e outro em João Pessoa/PB. Foi realizada uma inspeção minuciosa no interior do veículo, momento em que os policiais notaram forte odor de entorpecente. Através da expertise policial foi identificado um compartimento secreto, nele haviam 18 tabletes de substância análoga a haxixe, a droga pesava 9 kg. A apreensão causou um prejuízo estimado de R$108mil ao crime organizado. Questionados sobre a origem, o condutor informou que pegou a droga em Salvado/BA e que teria como destino Natal/RN, onde receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte. Diante dos fatos flagrados, eles foram detidos e encaminhados para Delegacia de Polícia Judiciária e poderão responder criminalmente por tráfico de drogas.
Já no domingo (06), no município de João Pessoa, na BR 101, km 90, por volta das 08h45, policiais avistaram uma motocicleta do tipo “cinquentinha” vermelha, sem retrovisores, transitando na contramão, com o condutor sem usar capacete. Diante da situação presenciada, policiais deram ordem de parada, que não foi obedecida. O condutor evadiu-se da abordagem, pondo em risco a segurança de todos os usuários da rodovia, transitando na contramão, em alta velocidade, realizando manobras bruscas até o momento que foi interceptado após acompanhamento tático realizado. Durante a abordagem, o condutor, homem de 18 anos, relatou ser menor de idade, fato inverídico comprovado por meio de pesquisa no banco de dados dos sistemas de segurança, ele também não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante do caso, ele foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes, onde poderá responder criminalmente por desobediência, dirigir veículos na via pública pondo em perigo a segurança alheia, dirigir sem a devida permissão e trafegar em velocidade incompatível com a segurança.