Um delegado da Polícia Civil foi preso na manhã desta sexta-feira (4), em Patos, no Sertão da Paraíba. Segundo a polícia, ele é suspeito de desviar recursos oriundos do pagamento de fianças.
Conforme a Polícia Civil, o delegado preso foi Elcenho Engel, e o mandado de prisão foi expedido pela Justiça estadual em Patos. Detalhes da prisão devem ser divulgados em uma entrevista coletiva prevista para acontecer às 11h.
Esta é a terceira ação contra delegados suspeitos de crimes semelhantes realizada pela Polícia Civil desde dezembro de 2021, quando o delegado Severino Gomes de Assis foi preso suspeito de cobrar vantagem indevida e apropriar-se de bens apreendidos de prisões em flagrante.
Já em março de 2023, uma outra operação investigou oito policiais civis e uma advogada, suspeitos de corrupção passiva, peculato e extorsão. De acordo com a Polícia Civil, o esquema envolvia venda de fianças, inclusive, para suspeitos de cometer crimes inafiançáveis. Os nomes dos investigados não foram divulgados.