Prefeitos de Campina Grande e Caruaru, PE, afirmam que no São João há espaço para todos os estilos musicais: ‘o público que pede’

Advertisement

O prefeito de Caruaru, em Pernambuco, Rodrigo Pinheiro, visitou, nesta segunda-feira (12), o espaço do Parque do Povo, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, para conhecer a estrutura da festa junina realizada na cidade. Durante a visita, o chefe do executivo, falou, ao lado de Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande, sobre a participação de artistas de outros estilos musicais nas festas juninas.

“As atrações são pedidas e solicitadas, em sua maior parte pelo público. Em Caruaru, 80% dos artistas [que participam dos festejos juninos] são locais. Das 1.200 apresentações, 80% são locais. É fato que a valorização da cultura regional existe, mas é o público que pede. O público é o grande maestro do São João e a gente faz aquilo que o povo pede, dentro de um equilíbrio, para valorizar, sempre, a cultura local”, disse o chefe do executivo da cidade pernambucana.

Bruno Cunha Lima explicou que no São João a grade de artistas que se apresentam no evento é montada a partir do que o público quer ouvir, dando espaço para artistas de outros gêneros musicais, mas também para o local, e que não pensa em restringir a festa com apenas um gênero.

“[O São João] é feito para as pessoas, ele é feito para o público. Como todo grande evento, ele tem espaço para outras manifestações que não sejam as suas favoritas. O grande debate não é sobre quem pode ou não estar no São João, a gente não pode limitar as coisas. A gente não pode restringir ou imaginar que para o São João ser cultural só pode estar quem for daqui [de Campina Grande]. É o público quem pede a presença desses artistas [de outros estilos musicais], e nós fazemos a festa para as pessoas”, comentou o prefeito de Campina Grande.

Advertisement
Assim como ocorreu em Caruaru, quando Bruno Cunha Lima visitou a cidade no sábado (10) para conhecer o espaço da festa, em Campina Grande, Rodrigo Pinheiro reforçou que as duas cidades devem fazer um intercâmbio econômico e cultural para valorizar os produtos das duas cidades nos dois maiores festivais juninos do país.

“As cidades [Campina Grande e Caruaru] se beneficiam de um momento tão importante como é o festejo junino. A articulação de uma parceria como essa vai gerar frutos não só para Caruaru, não só para Campina Grande, mas para os dois estados [Paraíba e Pernambuco]”, explicou Rodrigo Pinheiro.

Bruno Cunha Lima também comentou sobre o projeto de ampliação do Parque do Povo, apresentado para a comunidade em 2022. A intenção da requalificação do Açude Novo é construir uma ponte, que possibilite a abertura de um túnel (para a passagem de pessoas) de 40 metros na rua Lino Gomes, interligando o Açude Novo ao Parque do Povo.

“A licitação [para a obra de revitalização] acontece agora dia 22 do próximo mês [julho]. Vai triplicar a área do evento”, garantiu o prefeito de Campina Grande.

Com a requalificação, a parte cenográfica do Parque do Povo ficaria no Açude Novo. Já o PP, seria um espaço mais vago para shows. Essa etapa de requalificação deve custar R$ 14 milhões

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twelve + 20 =