PB tem a maior média de cobertura vacinal contra Influenza, mas está longe de atingir a meta

Advertisement

A Paraíba tem a maior cobertura vacinal contra Influenza do país , com 36,12% Os números estaduais estão bem acima da média nacional, que é de 25,66%. Apesar disso, a Paraíba está muito longe de atingir a meta da campanha de vacinação, que é de atingir 90% do público-alvo. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Enquanto a vacinação avança lentamente, os casos de síndrome respiratória seguem aparecendo em todo estado. Até o dia 6 de maio, foram confirmados 77 casos, um aumento de 234% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já são 16 mortes confirmadas por síndrome respiratória, oito deles em crianças e, destes, cinco por influenza que vitimaram residentes de João Pessoa, Sousa, Monteiro e Santa Luzia. Todas as localidades que registraram perda de vidas no público infantil estão com cobertura abaixo de 50%.

Entre março e a primeira semana de maio, as unidade de saúde atenderam em média 48.406 casos de crianças com sintomas respiratórios. Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis dessa doença e uma das maneiras para evitar esses casos é por meio da vacinação.

Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde realizou cerca de 60 regulações para internação pediátrica em decorrência do agravo. De acordo com o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, esse cenário levou o estado a ampliar os leitos de enfermaria e UTI pediátricas em toda Paraíba.

Advertisement

Até o dia 31 de maio, a vacina que protege contra a influenza está disponível em mais de mil salas de vacinação na Paraíba. Mais um ‘Dia D’ será realizado para facilitar o acesso da população às doses no dia 20 de maio.

Público-alvo para a vacinação

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e de transporte, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas são o público alvo para esse imunológico.

Com G1 PB

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =