A Secretaria de Administração Penitenciária isolou, nesta segunda-feira (20), os apenados recolhidos nos presídios PB1, em João Pessoa, Serrotão, em Campina Grande, apontados pela Polícia do Rio Grande do Norte como líderes dos ataques que acontecem desde a semana passada no estado potiguar.
Ontem, o Fantástico, da TV Globo, mostrou que uma investigação da Polícia Civil do RN concluiu que Erick Silva de Santana, detido na Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, e Igor Cavalcanti Coelho, detido no Complexo Penitenciário do Serrotão, integram o núcleo organizador dos ataques.
Segundo a Administração Penitenciária da Paraíba, foram determinadas operações de segurança nas unidades penais onde os indivíduos estavam localizados, com o isolamento de ambos. Materiais recolhidos serão analisados pela Polícia Civil da Paraíba em interlocução direta com a Polícia Civil do RN.
Em nota, a pasta disse que “a condição de liderança desses indivíduos, contudo, dependerá do resultado das investigações que tramitam naquele Estado”.
“A situação vivida no Rio Grande do Norte é pontual, envolvendo seguimento criminoso situado nos seus limites territoriais, e por razões já explanadas, ligadas a medidas adotadas no âmbito do Sistema Prisional. A Segurança Pública do Estado da Paraíba, em seu conjunto, vem efetuando prisões e adotando medidas de relevância dentro desse contexto, identificando aqui pessoas oriundas do RN que possam estar de um modo ou de outro colaborando para os ataques e aterrorizando a população daquele Estado”, conclui o texto.