Laudo sobre colisão entre trens, em João Pessoa, aponta falha humana

Advertisement

Um relatório sobre a colisão entre dois trens, que ocorreu no dia 9 de fevereiro, na Ilha do Bispo, em João Pessoa, apontou que houve falha humana no acidente, conforme foi divulgado nesta segunda-feira (13) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Segundo o relatório oriundo de análise técnica realizada por uma equipe de engenharia da CBTU, não foram identificadas quaisquer falhas estruturais ou tecnológicas em relação aos VLTs, como por exemplo os sistemas de freios, sinalização da via, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de radiocomunicação, que pudesse ter causado o acidente.

A equipe de avaliação concluiu, no entanto, que foram identificadas falhas de procedimentos operacionais, ou seja, falha humana.

De acordo com a companhia, um dos trens não parou ao chegar em um desvio previsto, como determina a operação. O mesmo VLT também esteve acima do limite máximo de velocidade permitido. Além disso, o não acionamento dos freios, seja o de tração ou o de emergência, foi aferido pela análise.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 2 =