Desde a década de 80, quando foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo, o São João de Campina Grande é conhecido como “o maior do mundo” – título muito defendido e divulgado pelos paraibanos como um grande símbolo da cultura do estado.
Apesar disso, a cidade cultivou uma rivalidade histórica com Caruaru, no Agreste de Pernambuco, considerada a Capital do Forró. As duas cidades afirmam que têm a maior festa junina do mundo.
Porém, mesmo que o São João de Caruru tenha mais visitantes e mais polos no evento, Campina Grande ainda assim leva o título de maior São João do Mundo. Entenda abaixo o porquê.
Título oficial
O São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil em julho de 2022. Para o instituto, os números da festa são impressionantes, o que a consolidou como a maior do país.
Também é de Campina Grande o título de maior quadrilha junina do país, que pertence a cidade desde o ano de 2013. Ano passado um novo recorde foi estabelecido com 1.049 pares de dançarinos.
Mais dias de festa
Levando em consideração a edição 2022 do São João, o de Campina Grande teve mais dias de festa que a Capital do Forró: 31 noites de festejo, em relação aos 29 dias de Caruaru. Essa duração já é tradicional na cidade paraibana.
Neste ano há uma expectativa que a edição em comemoração aos 40 anos do evento tenha 40 dias de duração, mas o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, ainda não confirmou. O gestor informou apenas que a festa deve ter, no mínimo, 31 dias – assim como aconteceu em anos anteriores.
Mais antigo
“O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 de forma improvisada em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Já o São João de Caruaru, segundo a Fundação Joaquim Nabuco, acontece desde 1994 no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, apesar das festas juninas na cidade – assim como em Campina Grande – datarem da década de 50.
Mais shows
A programação completa do São João 2022 contemplou 105 artistas em 31 dias de festa, somente no Palco Principal.
Entre as atrações confirmadas, Xand Avião e Flávio José estiveram na abertura da festa e Wesley Safadão tocou no encerramento. Elba Ramalho, tradição na festa, se apresentou no dia 23 de junho, véspera de São João. A novidade foi Juliette, que subiu ao palco no Dia de São João.
Em Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, principal polo do evento, 66 artistas passaram pelo palco da festa.
ChatGPT confirma
Até o ChatGPT, algoritmo baseado em inteligência artificial, disse que nessa disputa cultural histórica a cidade de Campina Grande leva o título de Maior São João do Mundo.