O Governo Federal nomeou novo comando para as superintendências da Polícia Federal (PF) nos estados. As nomeações foram publicadas nessa quarta-feira (18) em edição extra do Diário Oficial da União, que também autorizou trocas na direção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas unidades da federação.
A delegada Chistiane Correa Machado assumirá a Superintendência da PF na Paraíba, em substituição a Marcelo Ivo de Carvalho. Ela foi responsável pela investigação sobre a suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na corporação.
Além disso, Luciana Paiva Barbosa, que atuava como delegada e representante da Interpol na Paraíba, foi designada para a Superintendência da PF em Alagoas.
O Diário Oficial trouxe, ainda, a dispensa de Giovanni Bosco Farias di Mambro da função de superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba. O substituto ainda não foi anunciado. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a inspetora Keilla de Sousa Melo ocupa a função de superintendente interina enquanto não há definição do novo nome.
Novo diretor-geral
Na semana passada, Andrei Passos assumiu a Diretoria-Geral da PF e disse que não aceitará qualquer tipo de interferência nas investigações.
“Nossa atuação será sempre pautada pelo estrito cumprimento da lei e pelos princípios do Estado Democrático de Direito. Esse será um norte inafastável na gestão das investigações policiais, que serão coordenadas com base no trinômio qualidade da prova, autonomia investigativa e responsabilidade, e com absoluto rigor em relação a eventuais desvios ou personalismos”, disse Rodrigues durante a cerimônia em que assumiu o cargo.