Uma manifestação de moradores da comunidade Engenho Mussuré interditou parcialmente o km 93 da BR-101, em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (7). Eles chegaram a colocar fogo na pista para impedir o fluxo de carros. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes reivindicam a religação de energia elétrica da comunidade.
Um dos representantes dos moradores, Adriano Oliveira, afirma que a comunidade está sem energia elétrica há quatro meses.
A Energisa por meio de nota informou que o desligamento aconteceu na Comunidade do Cano, localizada em uma área de invasão no Conde e está em conformidade com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O regulamento, em seu Artigo 168, prevê a interrupção imediata no fornecimento de energia quando detectadas ligações fora do padrão legal e seguro.
Ainda segundo a Energisa, no local foram encontradas ligações elétricas efetuadas de forma irregular, com risco iminente de acidentes com choque elétrico, tanto entre os moradores quanto em pessoas que passam pelo bairro. Estruturas metálicas sem isolamento e excesso de fios e cabos sem o dimensionamento correto, no local, também colocavam em risco a segurança da população, com possibilidade de curto-circuito e incêndios.
A regularização do fornecimento de energia na região depende da comprovação da posse e da regulamentação dos órgãos responsáveis, explica a empresa.
A PRF continua no local, orientando o trânsito para os motoristas. Por volta das 8h30, o fluxo foi parcialmente liberado, mas a pista continuava com fogo.