Universidades da PB voltam a recomendar uso de máscaras após aumento dos casos de Covid-19

Advertisement

As universidades públicas da Paraíba voltaram a recomendar o uso de máscaras e de medidas de prevenção à Covid-19 após o aumento no número de casos da doença na Paraíba. Na última segunda-feira (14), o estado registrou 1.016 novos casos de Covid-19, com 40 internações, além de duas mortes. Na terça-feira (15), foram 203 casos confirmados. Confira as recomendações das instituições de ensino.

A Comissão de Biossegurança Institucional (CBI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) emitiu um ofício junto a toda comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores das empresas terceirizadas), para reforçar a recomendação para o uso de máscaras nos ambientes fechados, a frequência na higienização das mãos com água e sabão ou com álcool antisséptico 70%, isolamento de casos suspeitos e confirmados de covid-19, além da atualização do esquema de vacinação.

O Comitê de Contingência e Crise Covid-19 e a gestão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicaram uma nota informativa sobre o uso de máscaras no ambiente institucional. Segundo o comunicado, é recomendada a continuidade na utilização de máscaras como medida de proteção individual para indivíduos sintomáticos, com sintomas gripais, ou pessoas que estejam potencialmente em contato com transmissores, como profissionais da saúde, servidores com serviço de atendimento ao público e familiares de pessoas sintomáticas.

A normativa recomenda, ainda, a manutenção no uso de máscaras para imunossuprimidos e não vacinados contra Covid-19 ou pesso as que não tenham recebido as quatro doses de vacina. O Comitê também reforça a necessidade de esquema vacinal completo, bem como a lavagem das mãos com sabão e o uso de álcool 70%.

Advertisement

O Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 decidiu, por unanimidade, recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados do Instituto Federal da Paraíba. A medida deverá ser observada por: servidores, agentes terceirizados, discentes e visitantes a partir da entrada e durante toda a permanência nas dependências das unidades do Instituto Federal da Paraíba. 

A recomendação se dá em virtude do aumento da transmissão do vírus da Covid-19. De acordo com o reitor substituto, Neilor César dos Santos, o aumento da transmissão do vírus da Covid-19, embora apresente baixa mortalidade, trouxe uma situação que requer cuidados.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde julho, mantém a obrigatoriedade da máscara nas dependências da instituição e mantém pontos com álcool gel e avisos em locais estratégicos.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =