O sistema do ‘voto em trânsito’ passa por instabilidades nesta segunda-feira (18) na Paraíba, segundo relatos dos interessados no serviço e confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não há expectativas de quando o serviço voltará a funcionar e, segundo o TSE, o problema também afetou outros estados além da Paraíba.
Segundo relatos do público atendido, o serviço está fora do ar pelo menos desde às 12h (Brasília).
As relações públicas Ana Priscila Clemente explicou que foi ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) logo às 12h e ficou três horas da fila. Quando finalmente foi atendida, recebeu a informação de que o sistema do TSE estava fora do ar. Ela disse que outras pessoas de diferentes idades estavam no local e que ficaram todos lá plantados sem respostas satisfatórias. “Perdi o meu tempo. Achei muito chato! Primeiro dia, fui logo para agilizar e não resolvi nada”, lamentou
O ‘voto em trânsito’ é uma nova possibilidade fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a população escolher seus representantes. A funcionalidade permite que o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no dia da eleição possa pedir a transferência momentânea para outra cidade.
Vale ressaltar que existem algumas regras para o funcionamento do ‘voto em trânsito’. Caso o eleitor esteja em outro estado que não seja o que ele regularmente vota, só poderá votar para presidente da República. Caso esteja apenas em cidade diferente dentro de um mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.
O pedido para transferência temporária de domicílio eleitoral começou nesta segunda-feira e vai até o dia 18 de agosto, e só pode ser realizado presencialmente em algum cartório eleitoral. O serviço não está disponível via internet e nem é estendido para brasileiros que moram no exterior.