As fortes chuvas registradas na madrugada desta segunda-feira (23), em João Pessoa, provocaram transtornos no trânsito da cidade. Alguns semáforos pararam de funcionar, o que provocou lentidão devido aos congestionamentos das vias urbanas. Os bairros de Mangabeira e Cristo, inclusive, ficaram sem energia elétrica.
Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, essas chuvas mais intensas acompanhadas de descargas elétricas são muito comum no período de chuva, que compreende os meses de abril a julho. Isso acontece porque os ventos intensos provocam aglomerado de nuvens (Cumulonimbus), que vem do Oceano Atlântico em direção à costa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (23), um alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 13 cidades do Litoral paraibano.
Conforme a Defesa Civil, choveu 205,2 milímetros nas últimas 72 horas, em João Pessoa. Em 48 horas, choveu 108,8 milímetros. Já nas últimas 24 horas, o acumulado foi de 97,6 milímetros.
Falta de energia
De acordo com a Energisa, houve registros pontuais de falta de energia, que atingiram os bairros de Mangabeira e Cristo, ocasionadas pelas chuvas intensas, ventos e descargas atmosféricas, durante a madrugada.
Conforme o órgão, os casos isolados de falta de energia continuam sendo tratados pelas equipe normalmente. No final da manhã desta segunda, a energia já foi reestabelecida nos dois bairros.