Mais de 3 mil casos suspeitos de dengue são notificados em menos de um mês, diz Secretaria de Saúde da PB

Advertisement

Mais de 3 mil casos prováveis de dengue foram notificados desde o início de abril até esta segunda-feira (25), na Paraíba, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Além dos casos de dengue, mais de 2 mil possíveis casos de Chikungunya e outros 193 casos de zika também foram registrados.

De acordo com a SES, agora, estado passa a ter 6.773 mil casos prováveis de dengue e 4.464 casos prováveis de zika.

Conforme a técnica responsável da SES pelas arboviroses, Carla Jaciara, neste ano, 45 municípios estão silenciosos, não realizando notificação de casos suspeitos de arboviroses, e 60 municípios estão com incidência alta, acima de 300, o que indica surto.

Outros seis municípios estão com óbitos em investigação: Patos (01), Mulungu (01), Jericó (02), Serra Branca (01), Boa Ventura (01) e Queimadas (01).

“É importante que o município realize a notificação de todos os casos suspeitos para que seja realizado o cálculo de forma segura, efetiva. E é preciso também que o município esteja realizando Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). Com esses dados, podemos avaliar a necessidade do uso do carro UBV nos territórios”, ressaltou Carla.

Advertisement

A partir desta segunda-feira (25) até a sexta-feira (29), o carro fumacê, que realiza a aplicação da Operação de Ultra Baixo Volume acoplado a veículos (UBV), estará presente nos municípios de Soledade, Boa Vista, Nova Palmeira, Seridó, Cuité, Santa Luzia, Juazeirinho, Lucena Serra Branca e São José do Ramos.

A SES reforça que, além da utilização do UBV, é fundamental que a população esteja sempre atenta a sua residência, mantendo o cuidado com qualquer meio que acumule água, como pneus e vasos.

Os sintomas mais comuns das arboviroses são:

  • Fadiga
  • Dor de cabeça persistente
  • Dores articulares
  • Dor por trás dos olhos
  • Manchas vermelha pelo corpo
  • Febre

Em caso de agravamento dos sintomas, a atenção básica de saúde deve ser consultada.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 4 =