Um homem teve um susto ao entrar em sua chácara e se deparar com uma cobra jiboia de quase três metros, nesta segunda-feira (19), no distrito de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão da Paraíba. Apesar do encontro inesperado, animal foi devolvido à natureza.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o dono da chácara acionou o órgão para realizar o resgate da cobra que estava presa no telhado da casa.
Ao chegar no local, os Bombeiros identificaram que se tratava de uma jiboia, cobra tradicional da fauna brasileira. A atitude do proprietário da chácara foi, inclusive, correta a se fazer em casos como esse.https://9bd56368be6c5f31258b73c104ffef69.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A jiboia foi capturada com segurança e devolvida à natureza em seguida.
Resgatar serpentes por conta própria não é recomendado
O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas não tentem capturar serpentes por conta própria. Correto é acionar o órgão, a Polícia Ambiental ou instituições de proteção ao meio ambiente, como o Ibama.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), as jiboias são animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer.
Considerados animais pacíficos, não são venenosas e não atacam humanos. Espécie pode chegar até 4 metros de comprimento.